Mulheres no Canteiro de Obras: Uma Disputa e um Crescimento

Mulheres no Canteiro de Obras: Uma Disputa e um Crescimento

mulheres no canteiro de obras

O ramo da construção civil ainda é fortemente masculino, mas isso está mudando com o passar dos anos. Este setor está cada vez mais consciente que as mulheres são de grande serventia na mão de obra profissional. Por esse motivo, vem atraindo os olhares da maioria das mulheres no canteiro de obras. Mas, ainda são poucas neste setor, elas ocupam muito mais tarefas técnicas e cargos de responsabilidade. Portanto, os homens continuam ocupando esse local.

Números e Tendências 

As estatísticas mostram que são 86,3% dos homens e 13,6% da figura feminina neste setor. Segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística   (IBGE) houve aumento de 120% no número de mulheres passando de 109.006 trabalhadoras registradas em 2007, para 239.242 em 2018. A situação é árdua em certos trabalhos no campo. Por isso, ainda não é satisfatório o número de mulheres no canteiro de obras, no ramo da construção civil. Algumas posições são consideradas acessíveis a elas. Sendo assim, as mulheres frequentam menos cursos técnicos na indústria da construção.

Principais Desafios para Mulheres no Canteiro de Obras

Existe um número significativo de mulheres que estão dispostas a enfrentar o preconceito, como também, encarar o desafio de iniciar no setor de construção civil. Essas mulheres, infelizmente, enfrentam alguns obstáculos e precisam de um incentivo maior para não se sentir inferior aos homens. Podemos considerar, que elas são tão talentosas e capacitadas como os homens no canteiro de obras, mas com o assédio por parte dos colegas e a discriminação de gênero, isso leva as influenciar negativamente na introdução das obras.

Vejamos Alguns Desafios:

  • Geralmente, esse ambiente sujo e fisicamente cansativo, contribui muito para que desencoraja muitas mulheres 
  • Os estereótipos acontecem com frequência,  somente os homens são preparados e capacitados para tal função. Desta forma, os cargos de gerente de obras e carpintaria, acabam sendo incompatíveis com a força do trabalho feminino.
  • O trabalho na construção e o planejamento familiar nem sempre são compatíveis. Os deslocamentos e horários rígidos de trabalho, fazem com que as mulheres após o primeiro filho procurem outro emprego.

Construção Civil é um Lugar Atraente para Elas? 

Para mudar essa mentalidade é necessário muita divulgação para promover a diversidade de gênero, pois promovendo campanhas publicitárias as mulheres vão perceber que esse espaço não é exclusivamente masculina.

O público feminino, ainda sofre muito preconceito diante de uma tarefa que exige  esforço físico.  O ser humano, ainda permanece com uma mentalidade de que homem nasceu para um trabalho e a mulher para outro, pois a igualdade dos gêneros fica somente nas palavras e não nas ações. 

Para mudar esse comportamento e feminilizar o setor, esse conceito tem que acabar, só assim a presença feminina vai equilibrar. E afinal de contas a união faz a força. 

4 Motivos para Contratar uma Mulher 

  • As mulheres agregam o ambiente e enriquecem as equipes com ideias e perspectivas inovadoras.
  • Mulheres ajudam com a mão de obra qualificada e na escassez do setor da construção.
  • As empresas que têm a diversidade ampliada são mais eficientes e tem um clima renovador.
  • Elas, em geral, são mais atenciosas e detalhistas, como também são mais atentas no trabalho.

Reconhecimento às Mulheres

Os homens e a sociedade como um todo, devem ter mais reciprocidade com as mulheres no canteiro de obras. Bem como, acolhê-las, e isso a Construtec Equipamentos faz com muito respeito e admiração por essas  profissionais. Elas podem ser, pedreiras, pintoras, carpinteiras e mestres de obras. 

Você encontrará os materiais desses segmentos  na Construtec Equipamentos. Vá à nossa loja e veja como nossos preços cabem no seu orçamento . Esperamos que a longo prazo possamos ver mais mulheres na construção civil. Afinal de contas, o lugar de mulher é onde ela quiser. 

Deixe uma resposta