Confira as Principais Tendências da Construção Civil Para 2022

Confira as Principais Tendências da Construção Civil Para 2022

Tendências da Construção Civil Para 2022

O sucesso na construção requer materiais e métodos de construção da mais alta qualidade, velocidades de construção mais rápidas, uma força de trabalho qualificada e eficiências no local que aceleram o projeto e mantêm os trabalhadores seguros. Por isso, há uma série de tendências da construção civil para 2022.

Isso requer cada vez mais a adoção de novas tecnologias, que muitas vezes são baseadas na nuvem e ajudam na programação e gerenciamento do fluxo de trabalho, normalmente em tempo real.

À medida que a indústria se torna mais competitiva e o mercado muda, aproveitar essas tendências da construção civil para 2022 será valioso para qualquer empresa de construção.

Quais são as principais tendências da construção civil para 2022?

Para que você possa entender um pouco melhor, aqui estão algumas das principais tendências da construção civil para 2022.

  • Novos materiais de construção
  • Modularidade
  • Encontrar e manter novos trabalhadores
  • Impressão 3D
  • Digitalização
  • Inteligência Artificial
  • Modelagem de Informações
  • Gêmeos digitais
  • Drones
  • Robôs
  • Roupas tecnológicas

Continue lendo para ficar por dentro de tudo!

Novos materiais de construção

Novos materiais podem ser projetados para ter propriedades específicas que ajudam a reduzir os custos de construção. Os exemplos incluem concreto autorrecuperável, concreto flexível e alumínio transparente, que permite aos arquitetos projetar estruturas de vidro que são muito mais leves do que as estruturas de vidro tradicionais. 

Modularidade

A modularização e a pré-fabricação estão em alta, graças à sua qualidade superior, custos de material e transporte reduzidos e desperdício de construção reduzido

Projetos modulares podem ser concluídos em quase metade do tempo que os projetos tradicionais, economizando cerca de 20% nos custos de construção. 

Por causa desses benefícios, em 2023 o mercado de construção modular pode chegar a R$ 6 bilhões no futuro próximo, de acordo com algumas estimativas.

Encontrar e manter novos trabalhadores

Nada retarda a construção mais do que não ter trabalhadores suficientes em um projeto. Essa luta está desafiando as empresas a aumentar sua agilidade e inovação na contratação e treinamento de trabalhadores.” 

As soluções incluem salários e benefícios competitivos, desenvolvimento e treinamento do trabalhador, melhores ferramentas e novas tecnologias.

Impressão 3D

A impressão 3D pode ser usada para construir uma caixa básica ou de emergência. Talvez seja mais útil na construção de peças de reposição e componentes que são necessários no local de construção, como a substituição de peças quebradas em equipamentos de construção

A impressão 3D também pode ser usada para construir modelos de construção incrivelmente detalhados e atualizá-los conforme necessário à medida que os elementos do projeto são modificados.

Digitalização

As tecnologias digitais Indústria 4.0 e Internet das Coisas aumentam a produtividade, a eficiência e a segurança na indústria da construção. Por exemplo, braços mecânicos robóticos podem realizar tarefas repetitivas como assentamento de tijolos

O software de construção baseado em nuvem melhora a comunicação e colaboração em tempo real, o fluxo de trabalho e o rastreamento de documentos.

Inteligência Artificial

Uma das tendências da construção civil para 2022 é o aumento do uso de Inteligência Artificial (IA).

A IA pode ser integrada a outras tecnologias no trabalho, como gerenciamento de informações de construção, sensores, vestíveis e outras ferramentas de monitoramento para tomar decisões mais bem informadas em tempo real, reduzindo os custos de construção por meio de previsões aprimoradas e gerenciamento de construção. 

A IA também pode promover a segurança analisando fotos do local de trabalho e identificando situações perigosas ou tendências de alto risco no comportamento do trabalhador.

Modelagem de informações de construção

Também conhecido como BIM, essa ferramenta padrão de construção baseada em computador continua avançando em novas versões. 

Muitos níveis diferentes de programação são oferecidos por meio do BIM, até 7D, ou sete dimensões, que agora é baseado em nuvem e fornece aos usuários informações para todas as fases da construção. Cronograma de construção, custo e materiais e outros detalhes podem ser adicionados ao software BIM.

Gêmeos digitais

Um gêmeo digital na indústria da construção civil é um modelo virtual exato de um edifício ou canteiro de obras construído usando tecnologias da Internet das Coisas que capturam centenas de milhares de pontos de dados. 

Esses dados são processados ​​usando IA e podem ser visualizados, monitorados ou alterados em tempo real para testar novas ideias ou fazer alterações, que podem melhorar o design do edifício, o cronograma do projeto e os sistemas operacionais do edifício.

Drones

O uso de drones na indústria de construção aumentou 239% ano a ano uma rede online de aluguel de equipamentos. Um número crescente de canteiros de obras já está usando drones para monitorar o andamento do projeto e concluir as inspeções de segurança. 

Como uma ferramenta de segurança local, os drones também podem ser aproveitados para reduzir os custos de mão de obra e minimizar o risco de roubo.

Robôs

Os robôs podem realizar um número cada vez maior de tarefas no canteiro de obras, incluindo pintura, carregamento, assentamento de tijolos, amarração de vergalhões e instalação de drywall

Isso ajuda a proteger os trabalhadores de tarefas perigosas ou repetitivas, o que reduz lesões e permite que os trabalhadores realizem outras tarefas. Os robôs também podem ser usados ​​para concluir o trabalho durante a escassez de mão de obra.

Roupas tecnológicas

Sensores e rastreadores sem fio são embutidos em roupas ou equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, coletes e capacetes e monitoram os sinais vitais, movimentos, movimentos repetitivos e escorregões ou quedas de um trabalhador. 

Esses dados de saúde em tempo real ajudam a manter os trabalhadores seguros e permitem que os gerentes de segurança saibam imediatamente se um trabalhador está exausto ou em risco de lesão.

As tendências da construção civil para 2022 continuarão avançando. Ao combinar tecnologias digitais habilitadas para IoT, as empresas de construção serão mais eficientes, produtivas e seguras do que nunca, aumentando seus resultados financeiros e ganhando participação de mercado.

Como acontece com todo seguimento, existem desafios na construção, mas também as oportunidades!

Deixe uma resposta