Três Dicas Para Escolher o Protetor Auricular Correto

Três Dicas Para Escolher o Protetor Auricular Correto

protetor auricular

1 – Saiba quanta redução de ruído você precisa

Obviamente, a primeira consideração na escolha de um protetor auricular é saber se ele bloqueará ruído suficiente para reduzir sua exposição a um nível seguro. A boa notícia é que a maioria das protetores auriculares reduzem o ruído de 20 a 30 decibéis (dB). Se você não conhece os níveis de ruído no local de trabalho, pode medi-los com um simples aplicativo de celular.

Ambientes mais altos exigem níveis mais altos de redução de ruído, mas cuidado com a redução de som demais. Assim como pouca luz pode dificultar a visualização de muita luz, pouco som pode fazer você se sentir isolado e menos consciente dos arredores. A superproteção pode ser contraproducente, pois você pode sentir a necessidade de remover o seu protetor auricular para ouvir alguém falar ou ouvir o som do seu próprio equipamento. 

Se você estiver exposto a níveis de ruído de 100 dB ou mais (como motosserras) ou se estiver exposto a sons impulsivos (como pistola de pregos ou ruído de armas), use proteção auditiva dupla (protetores de concha sobre protetores de espuma ou silicone).

2 – Pense no seu local de trabalho e nas suas tarefas

As características do local de trabalho, além dos níveis de ruído, também precisam ser consideradas na escolha do protetor auricular correto. Por exemplo, você precisa usar outro equipamento de proteção individual (EPI), como proteção para os olhos, capacete ou respirador? Certifique-se de verificar se a sua proteção auditiva é compatível com outros equipamentos de segurança que você usa no trabalho, a exemplo do protetor de concha, que pode interferir no ajuste de capacete. Lembre-se de procurar por protetores que não atrapalhem o ajuste de outros equipamentos.

Considere também se o ruído no seu trabalho é contínuo ou se para e inicia em vários momentos do dia. Você fica no mesmo local durante a maior parte do dia de trabalho ou muda de uma área para outra? Os protetores de concha são mais fáceis de remover e substituir do que os protetores de espuma ou silicone, portanto, podem ser melhores para exposições intermitentes ao ruído. 

Suas mãos frequentemente se sujam no trabalho? Nesse caso, evite usar protetores auriculares de espuma ou de silicone que devem ser rolados com os dedos antes da inserção, a menos que haja instalações de lavagem das mãos prontamente disponíveis e você tenha tempo para lavar a roupa toda vez que precisar inserir os protetores auriculares. 

Você trabalha em um espaço apertado? Os protetores de concha podem não ser compatíveis ao trabalhar em uma área confinada. Está muito quente ou muito frio onde você trabalha? Os protetores de concha podem ser desconfortáveis ​​em ambientes quentes.

Por fim, pense na frequência com que você precisa se comunicar enquanto usa proteção auditiva. Se a comunicação falada for comum os protetores de concha podem melhorar a comunicação de fala em ambientes muito altos.

3 – Escolha o protetor auricular que seja mais confortável para você

Depois de restringir sua seleção a protetores auriculares adequados à sua exposição ao ruído e compatíveis com o local de trabalho e as tarefas do trabalho, a escolha é sua! No entanto, a proteção auditiva só funciona se você a usar de maneira consistente e correta toda vez que for exposta a ruídos perigosos. Portanto, escolha um protetor que seja confortável e conveniente.

Muitas pessoas acham que os protetores de espuma ou silicone são mais confortáveis do ​​que os protetores de ouvido, principalmente quando usados ​​por longos períodos de tempo ou em ambientes quentes. Estes protetores para os ouvidos são mais leves, fáceis de guardar e convenientes para ficar à mão para exposições inesperadas. No entanto, pode ser mais difícil aprender a encaixar adequadamente. Além disso, eles têm tamanhos diferentes, portanto, pode ser necessário determinar o tamanho correto para você. Se seus canais auditivos são muito estreitos ou muito curvilíneos, pode ser difícil encontrar um protetor de espuma que se encaixe. Eles geralmente são baratos, mas precisam ser substituídos com frequência. Alguns protetores foram projetados para serem usados ​​apenas uma vez e depois descartados.

Os protetores de concha, por outro lado, são geralmente dispositivos de tamanho único. Muitas pessoas acham mais fácil encaixar-se de maneira adequada e consistente. Os protetores de concha são mais fáceis de remover e substituir rapidamente, portanto podem ser preferíveis para uso intermitente. São mais volumosos que os protetores de espuma ou silicone para os ouvidos e podem ser desconfortáveis ​​em locais quentes ou em espaços apertados. Eles são mais caros, mas muitos mais duráveis do que os protetores de ouvidos.

A saúde auditiva depende de saber como proteger sua audição e como selecionar a forma correta de proteção auditiva. Dessa forma, conte com a Construtec Equipamentos para obter as melhores ferramentas e equipamentos do mercado. Visite a nossa loja e peça já o seu orçamento!

Deixe uma resposta