Outubro Rosa: Mês de Prevenção ao Câncer de Mama

Outubro Rosa: Mês de Prevenção ao Câncer de Mama

outubro rosa

Nessa última terça, iniciou-se o Outubro Rosa! A Construtec Equipamentos mostra a sua preocupação e zelo pela saúde dos seus colaboradores, e declara seu amor para as grandes mulheres do Brasil. O câncer de mama em homens é raro, mas também há casos no Brasil. A prevenção é a grande aliada nesta luta. Faça o auto-exame, procure seu médico para exames de rotina. O diagnóstico precoce resulta em maior chance de cura!

O Movimento Outubro Rosa é uma ação internacional que dá cor ao mundo pela conscientização sobre a luta contra o câncer de mama. O nome faz referência à cor da gravata que simboliza esta batalha e o objetivo da campanha é estimular a participação de toda a população, empresas e órgãos públicos.

É por isso que, neste mês, a cor rosa ilumina a fachada de várias instituições públicas e privadas que aderem ao movimento, como um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil: O Cristo Redentor.

O câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Nas últimas pesquisas, cerca de 60 mil mulheres tiveram casos de câncer de mama, o que representa 29% dos casos de câncer feminino no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A mortalidade pela doença também mostra números expressivos, mais de 16 mil brasileiros não resistiram às complicações do câncer no ano passado.

Quando detectado precocemente, a chance de recuperação é de 95%. Portanto, a conscientização e o cuidado com o autoexame são importantes para detectar possíveis anomalias. A campanha Outubro Rosa atua nessa área, promovendo e incentivando as mulheres a se conhecerem e a cuidarem de seu corpo.

Na verdade, o autoexame é uma maneira simples de descobrir anomalias potenciais. Mas não deve substituir a mamografia e os exames clínicos, mas pode ser realizada no banheiro da própria casa ou do trabalho, desde que disponha de espelho.

O setor da construção civil mudou muito para as mulheres e há muito mais mulheres na área agora do que décadas atrás. A cultura também mudou, até o EPI (Equipamento de Proteção Individual) tem sido fabricado sob medida para as mulheres, de modo a lhes servir melhor.

É com esse espírito que a Construtec reforça a importância da prevenção, do tratamento e, sobretudo, da conscientização das pessoas!

Estamos juntos na luta contra o câncer de mama!

Deixe uma resposta