10 Ferramentas Essenciais Para Trabalhar Com Madeira

10 Ferramentas Essenciais Para Trabalhar Com Madeira

trabalhar com madeira

Saiba quais são as 10 ferramentas mais importantes para trabalhar com madeira

Para criar uma oficina decente, você precisará de algumas ferramentas básicas para trabalhar com madeira, incluindo um conjunto de ferramentas manuais e elétricas para fornecer a flexibilidade necessária para obter sucesso. Se você fez alguma pesquisa na internet, provavelmente encontrou uma infinitude de ferramentas. No entanto, você não precisa se preocupar com quantidade para ter uma base sólida para começar a trabalhar. 

Por isso, para evitar que você compre um monte de ferramentas sem necessidade, fizemos uma lista das ferramentas indispensáveis ​​para montar a sua oficina adequadamente. Confira!

1. Martelo

Essa pode ser a ferramenta de carpintaria mais básica necessária para qualquer trabalho. Considere o martelo como ferramenta número um a ser obtida na sua oficina. O martelo é essencial caso você precisa de um impacto forte, mas também poderá precisar da face mais suave de um martelo para bater em um formão ou nivelar uma junta.

trabalho com madeira

2. Formões

Tamanhos variados de ¼ de polegada a ½ de polegada de formões o manterão bem equipado. Se você tiver vários tipos de cabo para escolher, escolha uma alça de madeira com uma tampa de metal. O cabo de madeira proporcionará melhor equilíbrio e aderência, e a tampa de metal garantirá que seu formão aguente o impacto de um martelo.

trabalhar com madeira

3. Nível

O que quer que você esteja construindo ou criando, certifique-se de que não fique torto. Manter a madeira nivelada e reta é essencial. Os níveis são o padrão-ouro para os marceneiros, mas os níveis digitais também estão ganhando destaque.

trabalhar com madeira

4. Esquadro

Você precisará de um bom esquadro para ajudar a manter seus ângulos corretos e suas linhas retas. Tentar cortar um ângulo reto perfeito à mão pode ser uma tarefa muito complicada.

trabalhar com madeira

5. Trena

Desde a avaliação e corte até a angulação e o posicionamento, uma trena é essencial. Encontre um modelo retrátil para serviço pesado com um mecanismo de travamento para obter melhores resultados.

trabalho com madeira

O preço aumentará rapidamente quando você entrar no mercado de ferramentas elétricas, mas as seis ferramentas abaixo são um bom ponto de partida para cada oficina. Se você deseja fazer um trabalho de qualidade, precisará da maioria delas cedo ou tarde.

6. Serra de bancada

Uma serra de bancada é a pedra angular de qualquer oficina. Você só conseguirá fazer um bom trabalho com madeira quando puder fazer cortes com precisão e equilíbrio. Uma serra de bancada é a ferramente que cumpre muito bem esses requisitos! Procure um com motor de partida suave e velocidade constante para a sua segurança e para poder reduzir o recuo.

Serra de mesa

7. Serra Circular

Quando você precisar de mobilidade e capacidade de corte, uma serra circular será útil. Quando se trata de serras, você não precisa necessariamente gastar muito dinheiro. A maior parte do seu desempenho virá da lâmina. Uma lâmina com ponta de metal duro oferece a melhor durabilidade. Encontre uma lâmina com mais dentes para um acabamento mais fino ou use menos dentes quando cortes mais ásperos e rápidos forem suficientes. Para obter o melhor valor, procure uma serra com um pé ajustável para alterar a profundidade de seus cortes e um ângulo ajustável para fazer cortes chanfrados.

8. Serra tico-tico

Nem sempre você conseguirá fazer cortes retos na madeira. Nesse sentido, uma serra tico-tico cumpre bem essa função. Essa ferramenta lhe permitirá fazer cortes retos e precisos, sem precisar de outros equipamentos auxiliares. Experimente e veja isso acontecer com os seus próprios olhos!

quebra-cabeças

9. Lixadeira

Esta é uma ferramenta essencial para o trabalho de acabamento. Uma boa lixadeira suaviza a madeira e prepara-a para o seu acabamento, suaviza bordas lascadas ou ajuda a obter essa aparência rejuvenescida para trabalhos de restauração. Procure velocidades variáveis ​​e uma boa aderência para obter melhores resultados.

10. Furadeira

Uma furadeira elétrica é essencial para qualquer casa, garagem ou oficina. Evite ao máximo usar martelos trabalhar madeira para fazer buracos, pois poderá racha-la. Em vez disso, concentre-se no uso de uma furadeira com bom equilíbrio, aderência confortável e rotação reversível.

Conclusão

Essa é apenas a ponta do iceberg quando se trata de estocar sua oficina, mas as ferramentas acima lhe darão um bom início e darão a versatilidade necessária para o sucesso. Quando você for experiente como marceneiro, sem dúvida começará a se ramificar em melhores ferramentas, terá mais potência e encontrar as lâminas e as dicas certas para executar o seu trabalho.

Deixe uma resposta